O Google lançou oficialmente na segunda-feira (15) o sistema operacional Android 13. A novidade chega inicialmente aos smartphones da linha Pixel, mas devem chegar ainda este ano aos dispositivos de fabricantes como Xiaomi, Samsung, Motorola e Asus.
+ Os celulares Android mais poderosos em julho de 2022
+ Veja como transferir dados do WhatsApp do iPhone para um Android
+ Veja os malwares que mais atacam os celulares Android
A nova versão do sistema operacional do Google chega com mudanças visuais, em privacidade e conectividade. Baseado na identidade visual Material You, permite agora personalizar os ícones dos apps para combinar com o tema e as cores do papel de parede. Além de incorporar uma barra de tarefas atualizada.
Ainda em personalização, agora é possível definir configurações de idioma específicas para determinados aplicativos sem alterar o idioma base do aparelho. O Android 13 incorpora ainda melhorias no media player – que passa a exibir a arte de um álbum, por exemplo – e também no modo Hora de Dormir.
Privacidade no Android 13
Em privacidade, o usuário agora pode selecionar fotos ou vídeos individuais para compartilhar com os aplicativos. O Google mexeu também na área de transferência, que passa a apagar automaticamente o histórico depois de um período de tempo, e na exibição de alertas, que agora passa a exigir a permissão por padrão.
Outras mudanças é que o Android 13 passa a ser compatível com as tecnologias Spatial Audio – que altera a fonte de som de acordo com os movimentos da cabeça – Bluetooth Low Energy, que reduz a latência em comparação com áudio clássico.